7 Dicas incríveis para investir na bolsa de valores

Para muitos, ela é um mistério a ser descobertos. Para outros, ela é algo tão complexo que é melhor nem se meter no assunto. E, para outras pessoas, ela chega a viciar.

São três pontos de vistas diferentes para uma mesma coisa: a bolsa de valores.

Mas, esse post é especificamente para as pessoas da primeira opção. São para pessoas que estão querendo desvendar o mistério que é investir na bolsa de valores.

Isso porque, com as dicas de hoje, você poderá ficar mais certo de qual caminho seguir para conseguir melhores investimentos na bolsa de valores.

E, para quem já é amante desse universo, você também pode colaborar com o nosso post compartilhando mais dicas interessantes para os iniciantes nesse ramo.

Pode ser que daqui um tempo sejam esses iniciantes que estarão dando dicas de como investir na bolsa de valores, não é mesmo?

Então… Se você está começando a investir nesse assunto, e quando falamos em investir, estamos falando do seu tempo e dinheiro, temos certeza que investir seu tempo lendo esse post até o final será uma ótima opção.

Sendo assim, essas são as dicas que temos para compartilhar com você…

Conheça o seu perfil

Para fazer qualquer tipo de investimento, é fundamental você saber qual é o seu perfil. Por exemplo, você tem um perfil mais conservador, que não gosta de correr riscos e prefere ganhar pouco retorno sob o investimento, porém garantir que ele vai acontecer?

Ou então você tem um perfil mais aventureiro, digamos assim, que gosta de correr risco e colher as glórias e tristezas que isso pode proporcionar para você?

Conhecer qual é o seu perfil é fundamental, afinal de contas, se você tiver o primeiro perfil, provavelmente a bolsa de valores não será um bom lugar para fazer investimentos.

Porém, se quiser insistir no assunto, o ideal é que você comece bem aos poucos e vá se testando dentro desse mundo.

Entenda sobre as empresas que quer investir

Trabalhar com a bolsa de valores não é só entender sobre o mundo dos investimentos, do mercado financeiro. É entender também sobre a empresa que você quer investir, comprar ações.

É importante saber coisas como o rendimento da empresa, qual é a sua receita e o seu fluxo de caixa, além de outros detalhes muito importantes e que podem fazer toda a diferença no valor do título que você comprou.

Esse também é outro ponto que mostra o quanto é importante você dar tempo ao tempo para começar a investir na bolsa. Você vai precisar aprender sobre muita coisa… Por isso, não seja afobado ou afobada. Vá construindo as coisas conforme o seu tempo.

 

Cuidado com o que todos falam

Muitas pessoas comentam que investir na bolsa é complicado e muito arriscado. Elas não estão 100% erradas, mas também não estão 100% certas.

Essa é uma afirmação relativa, ainda mais se você analisar a realidade do mercado, que muda a toda hora.

Além disso, muitos rumores são espalhados nesse mundo e que no fim das contas eram apenas para valorizar ou desvalorizar uma empresa.

Sendo assim, sempre tenha cuidado com os rumores, as fofocas, as informações que não estão vindo de uma fonte confiável.

Altos e baixos fazem parte

Muitas pessoas que investem na bolsa, acabam desistindo de fazer isso logo no início, após levar uma grande despesa por fazer um investimento errado.

Porém, o fato é que, até grandes investidores tem seus altos e baixos. Porém, não são os baixos que fazem eles desistirem. Além disso, os altos dão gás para continuar ainda mais buscando sempre alcançar os altos.

Só que a gente sabe que nem sempre é assim. Por isso, quando algum momento ruim acontecer e você se sentir “no baixo”, então tenha um bom trabalho psicológico para que aquilo não te abale e você continue em busca de multiplicar os seus investimentos.

Um exemplo muito bom disso está na série Billions, que tem no Netflix. Ela conta a história de um grande investidor e que tem o acompanhamento de uma coach – não só ele, como todos da sua equipe.

Em apenas alguns minutos, ela consegue transformar pessoas desanimadas em grandes potencias para lucrar muito e multiplicar os investimentos dos seus clientes. Isso tudo usando técnicas de psicologia e afins.

Se você estiver interessado, vale a pena assistir a série. Ela é muito boa!

Cuidado com a autoconfiança excessiva

Assim como é importante não se deixar abalar pelos baixos, é importante também não deixar que os altos, ainda mais quando eles são grandes e acontecem várias vezes, abale o seu emocional.

Nesse caso, você pode ficar confiante demais e não conseguir analisar com tanta clareza os riscos que todos os investimentos podem ter.

E, no mundo das ações, qualquer passo em falso pode significar o fim da sua empreitada como investidor.

Busque ajuda profissional

Existem vários profissionais no mercado que usam o seu dinheiro para fazer mais dinheiro ainda para você. Dessa forma, elas ganham uma porcentagem do que você investiu e todos saem felizes.

Mas, além desse tipo de profissional, também tem aqueles que podem te ajudar a investir melhor na bolsa de valores. São consultores, professores e afins, pessoas que entendem sobre esse mundo e está dispostas a compartilhar o conhecimento delas com você.

Nessa segunda opção, você será o responsável por investir seu dinheiro na bolsa. Se você ganhar, mérito seu. Assim como se perder também.

Não aposte suas fichas em apenas um “jogador”

Se você fizer uma jogada e apostar todo o seu dinheiro nela, pode ser que você ganhe tudo, como também perca tudo.

Sendo assim, o ideal é diversificar os seus investimentos na bolsa de valores, investir em diferentes modalidades.

Mas, nunca esqueça que tudo deve ser muito bem estudado e avaliado. Não é para sair investindo em várias modalidades sem entender bem o que é cada uma delas e, a partir desse conhecimento, escolher quais valem a pena investir ou não, ok?

 

Bom, esperamos que com essas dicas você possa fazer um ótimo investimento e começar com o pé direito no mundo dos investimentos.

E, se tiver mais alguma dica que queira compartilhar com a gente, fique à vontade para deixar um comentário aqui no nosso post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *