Pare de proscratinar e foque nas suas metas!

Muitas vezes, quando o final do dia chega, algumas pessoas param e pensam: eu não consegui render o que eu poderia ter rendido!

Isso pode acontecer por problemas em relação a produtividade, que pode não estar tão boa. Mas, também pode acontecer por você estar procrastinando demais as suas atividades.

Se você achar que seu problema está relacionado com produtividade, vale a pena dar uma lida em um dos posts aqui do blog em que falamos sobre o assunto:

Vale até mesmo dar uma lida em outro post, em que falamos sobre a dificuldade de ter foco em algumas áreas da vida:

E, após falarmos sobre esses dois assuntos, resolvemos que era hora de falar também sobre a procrastinação.

Em primeiro lugar, você sabe o que é procrastinar?

Procrastinar é o ato de sempre deixar para depois algo que você tem para fazer. Adiar o máximo possível uma atividade que poderia ser feita antes, mas você acaba deixando para depois. Muitas vezes, essa atividade até chega no nível “urgente” por causa dessa sua procrastinação.

E aí, você se identificou com essa descrição?

Se a resposta for sim, o conselho é que leia esse post até o final… Assim, terá acesso a importantes dicas para evitar que essa situação se repita sempre na sua vida.

Não pense muito, faça!

Sabe aquela louça suja para lavar, ou aquela atividade chata do trabalho que você tem de fazer?

Você fica horas pensando sobre ela, pensa que não precisa fazer agora, vai deixando para depois… Se joga no sofá, e aí já era!

Bom, esse é o problema… Você está pensando muito sobre o assunto!

Se surgiu uma brecha, vai lá e faça. Sem pensar muito no assunto! Aquilo precisa ser feito, e pronto.

Então, vai lá e faça… E pronto!

Vale também se dar pequenas recompensas por ter feito aquilo que ficou de fazer.

Por exemplo, lavou a louça sem deixar ela para depois? Então, agora pode ficar uns minutos deitado no sofá, com a perna para o ar. E por aí vai.

Você pode não perceber, mas são as pequenas atitudes do dia a dia que podem te impedir de realizar uma grande meta que você tem.

Faça listas

Todos os dias depois de acordar, ou até mesmo no dia anterior antes de dormir, faça uma lista das atividades que precisa executar naquele dia.

E coloque tudo nessa lista… Tudo, mesmo! Desde as coisas mais bobas, até as mais complexas.

Depois disso, destaque as que são mais urgentes, ou seja, aquelas em que você não pode terminar o dia sem fazer.

Essas serão as suas atividades prioritárias do dia.

Depois de completar elas, foque em fazer as outras atividades da lista.

Caso fique alguma pendente do dia de hoje, transfira ela para a lista do próximo dia. Só não vale ficar transferindo ela mais do que 3 dias. Afinal de contas, se fizer isso você estará procrastinando, e é exatamente isso que queremos evitar.

Cuidado com os seus pensamentos

Cada vez mais os estudiosos mostram o quanto nosso pensamento pode ajudar ou atrapalhar tudo que sonhamos em nossas vidas.

Por isso, se você tem uma meta importante na sua vida, não gaste sua energia com pensamentos que possam de desmotivar ou te deixar longe de alcançar aquela meta.

Alimente sempre pensamentos positivos na sua mente. Não deixe ele te fazer acreditar que você não pode conquistar aquilo que tanto sonhou.

E o mesmo vale para as pessoas também. Muitas vezes, convivemos com pessoas tóxicas e nem percebemos isso.

Pessoas que, mesmo sem querer, nos desmotivam e tiram nossa energia.

Por isso, faça esse exercício: pare por alguns minutos e pense nas pessoas que estão em sua volta e nos pensamentos que você mesmo tem alimentado na sua mente.

Eles estão te ajudando ou te atrapalhando? Se a resposta for atrapalhando, então está na hora de fazer algumas mudanças na sua vida.

E quanto mais rápido você conseguir fazer essa mudança, melhor.

Analise sua insatisfação

Muitas vezes, estamos procrastinando demais algumas coisas pois não nos sentimos felizes, estamos insatisfeitos com algumas coisas.

Nossa vida não pode ser um mar de rosas sempre, não tem como isso acontecer. Porém, é importante que existe uma porção de felicidade considerável no seu dia a dia.

Estudiosos dizem que a equação ideal é que no máximo 25% das suas atividades diárias sejam de algo que você não gosta.

Se não está satisfeito com o trabalho, por exemplo, isso normalmente já ocupa 1/3 do seu dia. O que, em porcentagem, já chega a 33% das atividades diárias.

Sendo assim, só o fato de estar insatisfeito com o trabalho, pode ser um motivo de procrastinação de todas as suas atividades diárias.

Sendo assim, avalie as suas atividades diárias e veja se não está insatisfeito demais com alguma coisa.

 

Então, esses são os pontos que queríamos chamar a sua atenção e te ajudar a mandar embora a procrastinação.

Fazer mudanças em nossas vidas muitas vezes exige um grande esforço no início. Mas, pode ter certeza que, se for uma mudança bem pensada, ela trará ótimos resultados para a sua vida.

E, para fazer uma mudança bem pensada, você também precisa se conhecer muito bem. O que é mais uma dica para te ajudar a trabalhar melhor a sua procrastinação de cada dia.

Na verdade, autoconhecimento é a chave para tudo na vida. Então, foque nisso também.

E se surgir mais alguma dificuldade no caminho, comente aqui no blog o seu ponto de vista que podemos discutir um pouco melhor o assunto.

Contamos com a sua participação e desejamos para você uma vida livre de procrastinação – ao menos, com uma quantidade mínima dela. hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *