Você é mais produtivo fora do escritório?

A rotina dos trabalhadores no Brasil é: acorda cedo, vai até o escritório, começa a trabalhar, para para o almoço, volta para o escritório e continua trabalhando até o final de tarde.

Claro que tem algumas realidades que fogem desse padrão. Porém, sabemos que a maioria trabalha exatamente desse jeito.

Mas, cada vez mais outras formas de se trabalhar tem se tornado popular. Por isso, as pessoas começaram a se questionar se realmente elas são mais produtivas dentro do escritório, ou se estar fora é melhor nesse sentido.

Então, uma pesquisa foi realizada para comprovar esse ponto de vista. Mais de 3 mil profissionais foram entrevistados e dessas pessoas, apenas 7% deles responderam que se sentiam mais produtivos dentro de um escritório.

Assustador esse número, não é mesmo? Assustador para os empresários, que podem ter seus funcionários mais produtivos trabalhando fora da estrutura física que eles precisam oferecer. E assustador também para o funcionário, que pode ser mais produtivo de outras formas, sem ter que pegar trânsito todos os dias e até mesmo gastar tanto tempo do seu dia a dia em função do trabalho ( o que dá mais tempo para aproveitar o dia a dia com outras atividades).

Além disso, a pesquisa também concluiu que mais de 50% dos entrevistados disseram que se sentem mais produtivos quando conseguem trabalhar em casa.

Hoje, essa realidade é possível pois estamos cada vez mais ligados com as tecnologias. Uma internet de qualidade razoável é possível de ser acessada em qualquer lugar, até mesmo com dispositivos portáteis como um celular. Isso facilita a forma das pessoas trabalharem e também a forma como as relações acontecem.

Você não precisa mais estar presente fisicamente em um local para poder estar presente lá. A realidade virtual está tomando conta também, ganhando seu espaço. E isso realmente é muito transformador.

E o estudo não parou por aí, não. Além de identificar esse ponto muito importante, de que as pessoas não se sentem produtivas no ambiente de trabalho, ele também identificou quais são os motivos para elas chegarem nessa conclusão.

Mais de 75% das pessoas disseram que o motivo principal era poder trabalhar sem a interrupção dos colegas. Além disso, a maioria também falou da questão de ter menos distrações em casa, além das reuniões menos frequentes, menos estresse por não precisar se deslocar e enfrentar o trânsito todos os dias e também de ter um ambiente mais confortável para trabalhar em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *